Estado de Alagoas

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Dezembro CEASA ALAGOAS COMPLETA 44 ANOS
15/12/2020 - 15h27m

CEASA ALAGOAS COMPLETA 44 ANOS

Mas você sabe como funciona a Central de Abastecimento?

CEASA ALAGOAS COMPLETA 44 ANOS

44 Anos IDERAL

Neste último mês de 2020, a CEASA Alagoas- Central Estadual de Abastecimento completa 44 anos. Mas nós perguntamos a você: O que é e quais são as atividades desenvolvidas por essa estatal?

 

Para responder essas e outras perguntas, elaboramos este texto didático, que deve ajudar a compreender melhor a importância do trabalho desenvolvido aqui.

 

A CEASA

 

 A Ceasa é uma empresa de capital misto (público e privado), destinada a aprimorar a comercialização e a distribuição hortifrutis. Hoje, a grande parte das frutas, legumes, verduras e cereais comercializados em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões em todo o estado, foram adquiridos em sua grande maioria, na Ceasa.

 

O produtor agrícola envia caminhões com sua produção para as bancas vendedoras da Ceasa. Estas por sua vez, vendem os produtos aos compradores (varejistas) e repassam o valor de venda aos produtores rurais, ficando com uma comissão sobre o total comercializado.

 

O COMEÇO DE TUDO

 

Como o crescimento acelerado dos centros urbanos no país, o processo de distribuição de hortifrutis se tornou caro, complexo e muitas vezes, ineficiente. O uso exclusivo das vendas diretas ou de atravessadores autônomos dos produtos agrícolas gerava dificuldades na formação dos preços, na concorrência entre os produtores, na homogeneização da produção, e principalmente na distribuição dos produtos ao mercado varejista.

 

Diante disso, foram criadas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) na década de 1960, implantando-as na década de 1970, nos principais centros urbanos do país e aqui em Alagoas não foi diferente.

 

O QUE COMERCIALIZAMOS

 

 

 

Na Ceasa de Alagoas são comercializadas frutas, legumes, hortaliças, ovos, e cereais. E tudo já começa a chegar ainda de madrugada nas bancas, à espera dos compradores.

 

FUNCIONAMENTO

 

O funcionamento das Ceasas é fundamentado na participação de 3 agentes principais: os Comerciantes, os Produtores e os Compradores.

 

1.    Comerciantes (Boxes e pedras)

 

Empresas privadas alugam áreas na CEASA denominadas “Boxes”. Elas são destinadas à comercialização e ao armazenamento dos produtos. Áreas menores, sem estruturas fixas, sendo mais baratas e geralmente destinadas ao comércio de legumes e vegetais são comumente chamadas de “pedras”. As áreas são concedidas aos comerciantes, também chamados “permissionários” por meio de licitações.

 

2.    Produtores (Fornecedores)

 

Qualquer produtor interessado em comercializar seus produtos na Ceasa pode entrar em contato e solicitar a disponibilidade de Boxes que podem se interessar pelo seu produto. Após negociar o envio da carga ao Box, o produtor já pode enviar seu produto à Ceasa.

 

3.    Compradores (varejistas)

 

Qualquer pessoa ou empresa pode comprar na Ceasa, inclusive o consumidor final, pois o acesso ao local é livre. Entretanto, a Ceasa é destinada à venda no atacado, sendo que as quantidades mínimas de compra são estabelecidas em volumes de atacado.

 

Vale informar ainda que as atividades e ordenamento da CEASA são feitos pelo IDERAL – Instituto de Desenvolvimento Rural. Treinamento, capacitações, parte administrativa e financeira passam pelo Ideral.

Ações do documento